quinta-feira, agosto 05, 2010

Gê, você viaja!

Hoje ouvi esta frase da galera da faculdade e ri comigo...rs: Gê, Você viaja!



Isto não me incomodou, mas me deu o pontapé para a primeira postagem da semana, já que, eu não viajo! Não tanto quanto eu queria...rs

Na terça-feira passada tivemos a aula inaugural dos novos alunos do IFS(Instituto Federal de Sergipe) no qual eu curso Gestão de Turismo e, como bons veteranos, ao final de todas as apresentações e vídeos motivacionais ,feitas pelos professores, fomos aos trotes( sou contra, mas este foi levinho). 
Cada turma se subdivide depois da apresentação geral para outros auditórios e salas onde os coordenadores dos respectivos cursos apresentam o geral, nessa, lá vou eu entrar no meio do bolo!
Me pediram pra dar umas palavrinhas com os calouros após a apresentação formal dos professores, a questão é que hoje estou inserida no contexto da faculdade como professora facilitadora de um programa de extensão em Qualidade de Vida com o SwáSthya Yôga, então, sou professora também! \o/

Dai um dos professores me chamou a frente como professora de estatística(isto fazia parte do trote) e de Yôga deste programa(isto não faz parte do trote)

Neste momento pensei, o que falar para os novos egressos? Falar sobre o curso, sobre matérias, sobre um falso currículo de repente pra manter a mentirinha e o trote? NÃO! Dei as boas vindas e foi aí que acharam que eu viajei, jura? 

O que você gostaria de ouvir em seu primeiro dia de aula?  Sem sacanagem...kkkkkk

Então, fui lá na frente e mostrei a minha visão de faculdade, lógico, sem perder a postura de professora, hehehe, afinal, o que é uma faculdade, notas, trabalhos, provas? NÃO DENOVO! 


Quando você passa para um nível acadêmico, as situações mudam, vc passa a travar contato com um mundo extremamente diferente, pessoas de várias idades e lugares, com pensamentos já formados ou quase, correndo atrás de sonhos e vivências. Ali você fará amigos para o restante de sua longa, bem sucedida e feliz vida, ampliará o seu ciclo de relacionamentos - ex: minha irmã até hoje é amiga das colegas de faculdade- e ainda de quebra terá uma profissão!

Como falei, era o que eu queria transmitir, além de falar da responsabilidade do estudante de uma faculdade, ainda mais de nível federal, onde tem que se correr muito mais por causa das condições da estrutura que não são lá estas coisa toda, ainda, mas vai melhorar!!!

Falar que numa faculdade de turismo a coisa que você menos faz é viajar, até porque não dá tempo e que se tem que estudar muito, pesquisar e publicar! Sempre!

E ao olhar pra eles, via a cara de desespero,afinal, olhar pra uma professora de estatística[kkk] com seus 27 anos, devem ter pensado: a menina é um crânio! Deve cobrar muito! 

Para não sair do personagem, pedi um relatório sobre tudo que eles ouviram ali naquele dia, a ser entregue a outro professor, já que eles não tem esta matéria comigo neste semestre e pedi que descontraissem o semblante... impressionante como a técnica funciona, na hora deram aquele sorriso e descontraíram! 

TODOS! 

Mas avisei que iria querer o relatório....trote leve, claro q teve outras coisinhas mais, só que nada q ferisse a auto-estima de ninguém, só brincadeirinhas.

Mas assim, fiquei estarrecida com meus colegas que acharam viagem falar boas vindas e abrir uma conversação diferente do que os outros professores falaram, afinal, porque falar a mesma coisa? Ser diferente é ser legal também. 

Assim, ainda cativei alguns alunos para as minhas aulas no curso de extensão[verdade] e fiz minha mentalização prática dos futuros anos em me tornar professora do curso, adoro ministrar aulas, para mim, passar num concurso e continuar ali seria magnífico. Acho que sem o professor a sociedade não caminha, então contribuirei!

Espero que eles entreguem os relatórios já que vale nota na meteria! kkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário